Texto por Eduardo Santtos
Dessa maneira, se a empresa se orgulha dos seus processos, ser autenticamente transparente é bom para o marketing, o que não é o caso quando algumas marcas tentam esconder do público algumas particularidades da sua cadeia de suprimentos, muitas vezes com o uso de mão de obra infantil ou mesmo resíduos químicos sendo jogados em rios de comunidades.
Portanto, hoje está mais difícil para as empresas esconderem seus processos de produção dos consumidores, à medida que a consciência da sociedade aumenta, exigindo cada vez mais conhecer a história por trás das suas roupas. Isso torna o blockchain uma ferramenta poderosa, a fim de deixar esse segmento livre do greenwahshing. Podemos dizer que estamos com um pé na era da ‘Economia da Consciência’, e, por conseguinte, da ‘transparência radical’, em que a cultura interna se tornará a sua marca, uma mudança na própria natureza do que significa ser uma marca. No passado, os negócios eram 'caixas pretas' e era muito difícil para o público externo ver o que estava acontecendo lá dentro. Atualmente, estão a cada dia transformando-se em 'caixas de vidro', em que o público pode ver facilmente o interior, seus valores, inclusive o que as pessoas dentro da caixa sentem sobre o que estão fazendo. Claro que isso se torna um gigantesco desafio. Por outro lado, representa, também, uma grande oportunidade que nenhum profissional de marketing, estrategista ou CEO pode mais ignorar. É verdade também que tecnologias como a do blockchain ainda estão em sua infância e, por conta disso, têm suas desvantagens, como os altos custos de seu uso. Porém, a 'cadeia de blocos' não é uma tendência temporária, pode até mudar de forma, evoluir ou ser feita com novas ferramentas, mas o conceito é único e, por conta disso, é muito provável que essa tecnologia construa seu próprio caminho.
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Abril 2022
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